A Sessão da Tarde é um programa televisivo o icônico da Rede Globo que, ao longo de décadas, cativou crianças e adolescentes em todo o Brasil. Lançado em 1974, era um verdadeiro refúgio para jovens que, após a escola, se reuniam em frente à TV com uma programação que mesclava filmes de diferentes gêneros e que garantia a diversão da garotada dos anos 90.
De animações clássicas a filmes de ação e fantasia, o programa oferecia uma ampla gama de opções que agradavam a todos os gostos. Com histórias envolventes e personagens inesquecíveis que nos proporcionaram lições valiosas de coragem e amizade.
Com isso, preparamos o terreno para revisitar alguns dos melhores filmes exibidos na “Sessão da Tarde“. Vamos embarcar nessa viagem nostálgica e relembrar os títulos que marcaram a infância de tantos brasileiros, trazendo de volta a magia e a emoção dessas histórias inesquecíveis.
Curtindo a Vida Adoidado (1986)
No último semestre do curso do colégio, estudante (Matthew Broderick) sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com a namorada (Mia Sara), seu melhor amigo (Alan Ruck) e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor (Jeffrey Jones) do colégio e de sua própria irmã (Jennifer Grey).
Os Goonies (1985)
Após encontrar um mapa do tesouro no sótão de sua casa, Mickey, Brand, Bocão (Mouth), Dado (Data) e Gordo (Chunk) partem em busca do tesouro de Willy Caolho.
Juntam-se a eles nessa aventura Andy e Stef mas, além das armadilhas deixadas por Willy Caolho por entre as cavernas e trilhas subterrâneas, os garotos terão de enfrentar também uma família de bandidos italianos, Os Fratelli.
Para salvá-los resta somente o valente e destemido Sloth.
De Volta Para o Futuro (1985)
Marty McFly é um adolescente típico americano dos anos 80. Acidentalmente ele viaja de volta no tempo para 1955 em uma máquina do tempo inventada pelo cientista maluco Dr. Brown. Durante sua incrível viagem ao passado, Marty tem como missão fazer com que seus pais ainda adolescentes se conheçam e se apaixonem. Só assim ele conseguirá ter uma chance de voltar ao futuro.
Os Fantasmas Se Divertem (1988)
Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se vêem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinqüenta anos. A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O’Hara), um casal de novos-ricos, compra a casa. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. E se o casal não fica apavavorado, Lydia Deitz (Winona Ryder), a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice (Michael Keaton), um “bio-exorcista”, para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia. Mas logo a situação foge do controle.
Os Caça-Fantasmas (1984)
Depois de serem chutados de suas posições na Universidade, os parapsicologistas Egon Spengler, Raymond Stantz e Peter Venkman, decidem abrir seu próprio negócio de caçadores de fantasmas. Quando um portal para uma outra dimensão é aberto em Nova York, eles passarão a ter muito trabalho para salvar a cidade.
O Rapto do Menino Dourado (1986)
O “menino dourado” (J.L. Reate) é um garotinho com extraordinários poderes, uma espécie de encarnação de Buda que foi enviado ao Tibet para trazer o dom de compaixão para a humanidade. Mas o Diabo não fica parado e envia seu emissário, Sardo Numspa (Charles Dance), para sequestrar a criança e levá-la para Los Angeles. Lá Kee Nang (Charlotte Lewis), uma bela sacerdotisa tibetana, procura Chandler Jarrell (Eddie Murphy), assistente social autodenominado “descobridor de crianças perdidas” e o incumbe de salvar o menino.
Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986)
Jack Burton (interpretado por Kurt Russel) é um motorista de caminhão durão e esperto, cuja vida errante pelas estradas leva a uma inesperada corrida contra o tempo quando a noiva de seu melhor amigo é raptada.
Em uma busca frenética, Jack encontra-se em Chinatown, São Francisco, em um mundo mágico e repleto de seres estranhos governados por Lo Pan (interpretado por James Hong), um mago de 2000 anos de idade que implacavelmente controla um império de espíritos.
Lutando contra demônios e enfrentando horrores indescritíveis, Jack penetra no mundo obscuro de Lo Pan em uma aventura a todo vapor para resgatar a garota.
A Pequena Loja dos Horrores (1986)
Os negócios desabrocham na pequena floricultura Mushnik quando uma exótica planta chamada Audrey II, chega em seu vaso. Ela inesperadamente se transforma numa criatura carnívora, má e verde, vinda de outro mundo, enchendo a pequena loja de horrores
Os Garotos Perdidos (1987)
Lucy (Dianne Wiest) vai morar com Michael (Jason Patric) e Sam (Corey Haim), seus filhos, em Santa Clara, uma cidade que tem muitos jovens desaparecidos. Logo os dois irmãos descobrem que uma gangue de motoqueiros está mais morta do que viva, pois estão se transformando em vampiros. Sam tem que trabalhar rápido, pois Michael está se apaixonando por Star (Jami Gertz), uma destas criaturas, e está gradualmente se tornando um deles.
Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981)
Em 1936, o arqueólogo e aventureiro Indiana Jones é contatado pelo governo norte-americano para sair em busca da Arca da Aliança – relíquia religiosa que conteria as tábuas dos Dez Mandamentos e seria fonte de poderes incalculáveis – e encontrá-la antes dos nazistas, que procuram o mesmo tesouro com planos de dominação mundial. Acompanhado pela ex-namorada Marion, Indy enfrentará todo tipo de perigos – dos sanguinários nazistas a templos cheios de armadilhas e serpentes venenosas
Herança Duradoura
Os filmes da Sessão da Tarde têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Eles são testemunhas de uma época memorável e continuam a nos lembrar do poder transformador do cinema. Que possamos sempre encontrar maneiras de honrar e compartilhar essa herança, garantindo que as histórias que nos encantaram no passado continuem a inspirar e alegrar o presente e o futuro.